paella light
Ingredients
Method
- Aqueça o azeite em uma panela grande ou paellera e refogue a cebola e o alho até dourarem levemente.
- Acrescente o peito de frango em cubos e refogue até dourar todos os lados.
- Adicione os pimentões, os tomates, as vagens e continue refogando por mais 3 minutos.
- Junte o arroz integral e misture bem, envolvendo todos os ingredientes.
- Despeje o caldo de legumes quente, o açafrão-da-terra e tempere com sal e pimenta a gosto.
- Deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada, até o arroz ficar al dente (aprox. 30 a 35 minutos). Se necessário, acrescente um pouco mais de água.
- Adicione o camarão e as ervilhas, misture delicadamente e cozinhe por mais 5-8 minutos ou até o camarão mudar de cor e o arroz ficar macio.
- Finalize com salsinha picada e sirva a paella light ainda quente.
Notes
Dicas para uma paella sempre saborosa
- Prefira ingredientes frescos – Legumes e vegetais frescos realçam o sabor e a cor do prato, além de adicionar crocância.
- Utilize arroz integral para uma versão ainda mais saudável, mas fique atento ao ponto: ele demora um pouco mais para cozinhar e requer um pouco mais de líquido que o arroz branco.
- Se não consumir frutos do mar, experimente substituir o camarão por cubos de peixe branco ou até cogumelos frescos – ambos combinam muito bem com o restante da receita.
- Para ganhar tempo, deixe todos os ingredientes já picados e organizados (mise en place) antes de começar; isso diminui as chances de algum item passar do ponto.
Técnicas que fazem a diferença
- Aqueça o caldo de legumes antes de adicionar ao arroz. Isso mantém o cozimento constante e contribui para uma textura mais cremosa.
- Não mexa o arroz constantemente após adicionar o líquido – assim, você incentiva a formação da tradicional crostinha dourada no fundo da panela, um charme da paella.
Como servir e variar
- Sirva a paella direto na panela, para valorizar a apresentação rústica e manter o prato aquecido.
- Enfeite com ramos de salsinha e fatias de limão, que trazem frescor e um toque cítrico ao final.
- Variações são bem-vindas: acrescente outros vegetais, como aspargos ou abobrinha, ou incremente com ervas frescas como manjericão e cebolinha.
- Acompanhe com uma salada verde simples para uma refeição equilibrada.
Valentina é apaixonada por exercícios e bem-estar. Há 15 anos, dedica-se à musculação e, nos últimos 8 anos, encontrou no CrossFit uma nova forma de desafiar seus limites. Amante de uma alimentação natural, sempre buscou aprender mais sobre dietas e exercícios físicos para otimizar sua performance e qualidade de vida. Seu compromisso com um estilo de vida saudável reflete-se não apenas em sua rotina, mas também no desejo de inspirar outras pessoas a cuidarem do corpo e da mente.